Case Precon

A Precon Engenharia faz parte do tradicional grupo Precon de Minas Gerais, com 53 anos de tradição e sólidos valores como ética, valorização das pessoas e sustentabilidade. Marcelo assumiu o cargo de CEO há 5 anos com o objetivo de unir o DNA de industrialização e o trabalho de P&D realizado pela empresa para desenvolver e implantar um sistema construtivo industrializado de tecnologia própria para a construção de edifícios residenciais, com fortes características sustentáveis.

Foi então desenvolvida a inovadora Solução Habitacional Precon – SHP que, baseada em conceitos de engenharia de produção (como os da indústria automobilística) trouxe a ideia de montadora para a construção civil. A solução se mostrou viável nos campos técnico e econômico, com ganhos de produtividade pela industrialização. Contudo, o grande destaque da SHP se mostra nos ganhos sustentáveis, com redução de 85% da geração de resíduos (comparado com a média da construção civil), redução na utilização de água e energia, entre outros.

A implantação da SHP foi um grande desafio de gestão, onde se propôs uma inovação em um setor tradicional da economia. A gestão de pessoas foi fator fundamental do projeto, que veio acompanhado do desafio de envolver as pessoas com o propósito de construir uma solução inovadora e sustentável. Vale destacar que a Valorização Humana é um dos pilares que sustentam as operações da Precon. Permitir que os colaboradores cresçam junto com a empresa é um importante combustível para alavancar a inovação – que está em nosso DNA.

CASE DE SUCESSO

Assista aos vídeos produzidos pela Jabuticaba Conteúdos com o estudo de
caso sobre inovação da Precon

 precon-parte1
Vídeo Institucional Precon Engenharia
 precon-parte2
Prêmio Inovação e Sustentabilidade – CBIC

A Fundação Dom Cabral escreveu um estudo de caso detalhando a SHP e
comparando com a construção tradicional.

baixarpdf

infografico-precon

Premiações recentes da Solução
Habitacional Precon

SELO AZUL DE SUSTENTABILIDADE DA CAIXA

Com o objetivo de minimizar os impactos de sua atividade no meio ambiente, A Precon busca incorporar práticas de construção sustentáveis em seus projetos de forma a garantir uma redução de 85% na geração de resíduos, maior produtividade e alto controle de qualidade. A Precon foi a primeira empresa brasileira a certificar um empreendimento no selo de sustentabilidade da Caixa, o Selo Azul, e ganhadora de diversos prêmios por sua liderança em inovação e sustentabilidade

PRÊMIO INSTITUTO ETHOS

A Conferência Ethos reuniu empresas de vários segmentos para discutir sobre gestão e sustentabilidade. Os casos foram apresentados e analisados por especialistas e participantes que atribuíram notas e avaliações considerando o desempenho para a empresa e relevância para o negócio, resultados econômicos, sociais, ambientais, éticos e inovadores. O Sistema Habitacional Precon (SHP), case apresentado durante a conferência, foi escolhido por unanimidade pelos participantes. Como vencedora do prêmio, a Precon Engenharia foi convidada a apresentar o case no Fórum Mundial da Lille, na França, em outubro do mesmo ano.

PRÊMIO ECO AMCHAM

O Prêmio ECO®, realizado pela Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil) e Valor Econômico, foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas socialmente responsáveis e gerou uma rica reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil. O Prêmio valoriza a importância da inovação aliada à sustentabilidade, tendo em foco o tema “Estratégia, Liderança e Inovação em Sustentabilidade e Práticas Sustentáveis”.

PRÊMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) premiou em Brasília os vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, com a presença do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. O prêmio é um dos mais importantes da categoria e disponibiliza um acervo de cerca de 350 trabalhos catalogados com enfoque em práticas inovadoras.

PRÊMIO GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL

A Precon Engenharia conquistou o Prêmio Greening na categoria Construtora – pioneirismo na certificação de conjuntos habitacionais com a certificação Selo Casa Azul Caixa. Iniciativa do GBC Brasil, a premiação é um importante reconhecimento público para ações que valorizam as construções sustentáveis nos centros urbanos. O Governador de São Paulo, Geraldo Alkimin, que ministrou a cerimônia de abertura do evento, entregou o prêmio nas mãos da gerente de marketing institucional do Grupo Precon, Olga Pinho. “É uma honra para a empresa receber esse importante prêmio, reconhecimento do trabalho sério e inovador que a Precon vem realizando durante esse meio século de atuação, além de ser um forte incentivo ao mercado da construção civil para que invista cada dia mais em edificações sustentáveis”, destacou.

PRÊMIO FURNAS OURO AZUL

A Precon Engenharia conquistou o Prêmio Furnas Ouro Azul com o projeto Inovação, Industrialização e Sustentabilidade: A solução habitacional Precon. Este prêmio é uma iniciativa dos Diários Associados/Jornal Estado de Minas, patrocinado pela Eletrobrás Furnas. Em sua 10ª edição, o Prêmio Furnas Ouro Azul valoriza ideias de proteção e uso racional dos recursos hídricos, com o objetivo de reconhecer e premiar as melhores iniciativas e os bons exemplos de empresas e cidadãos quanto ao uso inteligente da água em Minas Gerais. É o Sistema Construtivo Inovador, Industrializado e Sustentável da Precon Engenharia sendo reconhecido em todas suas vertentes!

PRÊMIO IBEF DE SUSTENTABILIDADE

O Ibef-Rio também certificou as empresas com Excelência em Sustentabilidade. A Precon foi premiada na categoria ‘Valorização’.

CLIMATE CHANGE CONFERENCE (ONU)

Esta conferência reuniu as maiores autoridades do mundo para discussão da sustentabilidade

global. A Precon Engenharia foi uma das convidadas para o evento que aconteceu em Lima, no Peru.

GUIA MELHORES PRÁTICAS CBIC

Nos últimos anos, a empresa fez um forte trabalho de inclusão social de mão de obra feminina, com adequação de instalações e ergonomia em sua planta industrial; trabalho este muito bem sucedido e reconhecido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que incluiu em seu manual de boas práticas sustentáveis o caso da Precon.

GREAT PLACE TO WORK

Pesquisa de renome internacional, o Great Place to Work, publicou resultado de 2015 analisando o mercado mineiro. Trinta e cinco organizações do estado se destacaram no estudo por apresentar um ótimo lugar para se trabalhar. Quase 200 empresas disputaram o ranking que, em Minas Gerais, é realizado em parceria com a ABRH-MG, o jornal Estado de Minas e a revista Encontro. A pesquisa foi realizada com base na realidade de três segmentos: pequenas, médias e grandes empresas, e a Precon Engenharia foi eleita a 4ª Melhor Empresa para se trabalhar em Minas Gerais (médio porte).

150 MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR

Precon Engenharia é comprovadamente uma das melhores empresas para se trabalhar, agora em nível nacional.
Em outubro deste ano o GUIA VOCÊ SA divulgou a relação das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Este ranking é um dos mais importantes e reconhecidos prêmios do Brasil, onde participam empresas nacionais e internacionais de todos os portes e dos mais variados segmentos. A Precon Engenharia marca seu lugar neste seleto grupo de empresas que são destaques em gestão de pessoas.